Projeto nomeado para a shortlist de quatro finalistas dos MIPIM Awards 2023 na categoria de
“Best New Development”.
Área
60 000 m2
Localização
Matosinhos I Porto
Tipo
Escritórios
A CORE Investments é o GESTOR DE PROJECTO GLOBAL para o novo campus tecnológico de uma empresa global portuguesa.
Projetado pelo arquiteto dinamarquês premiado internacionalmente Bjarke Ingels (BIG), o projeto do campus faz parte do plano diretor do Fuse Valley.
O design reúne uma interpretação local dos bairros tradicionais do Porto com uma abordagem à escala humana, com o objetivo de ser um marco para a Inovação, Sustentabilidade e Bem-Estar. Os edifícios singulares estão ligados por pátios, ambos impulsionados por uma filosofia de jardim simples, enfatizando o espaço público das encostas do rio Leça e a incorporação do campus no novo parque urbano da cidade de Matosinhos.
O exigente e ambicioso projeto para o campus envolveu cerca de 100 designers e consultores de quase 20 escritórios e escolas diferentes, nomeadamente QUADRANTE, IC-FEUP (atualmente ICS), LNEC, ARUP, LIMSEN, ENGIMIND, AMBISITUS, ËQUALITAS e outros.
O programa inovador e voltado para a comunidade está alinhado com o novo conceito de escritórios, incluindo áreas de bem-estar, convívio, trabalho informal, auditório e jardim de infância.
A INCLUSÃO e ACESSIBILIDADE foi priorizada, combinando soluções inovadoras em diversas disciplinas como arquitetura, paisagismo, iluminação e design de sinalização, superando as exigências reguladoras locais.
A inovação técnica também é obrigatória, e a Metodologia BIM é integrada durante todo o processo e todos os projetos desenvolvidos.